PROJETO
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
A sexualidade é uma vertente que não deve ser
tratada apenas pelo ponto de vista fisiológico, haja visto que, ela faz parte de
todo ser cidadão, deve portanto, envolver questões biológica, social e
cultural. E, a escola como um espaço do saber, deve proporcionar e ofertar tais
temas como espaço para discussão e soluções desta temática.
Acreditamos também que a escola deve se diferenciar
no trabalho de orientação sexual pela escolha de abordagens dialógicas, libertadoras,
não-preconceituosas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) recomendam
que a orientação sexual seja feita na escola desde o ensino fundamental, não
apenas pelos professores de ciências biológicas, mas também como um tema
transversal, responsabilidade de todas as disciplinas.
Neste sentido, a E.M.E.F. “Pontal”, proporcionou a
seus educandos do 5º ao 9º ano atividades que envolvesse o tema sexualidade. E
no dia 23 de abril de 2013, houve uma palestra com o professor e também
fisioterapeuta SAULO DA SILVA PORTO, no qual poderam sanar as dúvidas de nossos
alunos.
Como material de apoio ao final da palestra, foi
utilizado o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=oUUQjKaYhwI
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos condições de esclarecer
dúvidas a cerca da adolescência, bem como, de manifestar-se em relação a
comportamentos, atitudes e ansiedades, características dessa fase.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
§ Compreender
a busca do prazer como um direito e uma dimensão da sexualidade humana;
§ Conhecer
seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para
usufruir prazer sexual;
§ Reconhecer
como construções culturais as características socialmente atribuídas ao
masculino e feminino, posicionando-se contra discriminações a eles associadas;
§ Identificar
e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do
outro;
§ Reconhecer
o consentimento mútuo como necessário para usufruir praxes numa relação a dois;
§ Identificar
suas responsabilidades e a de seu(a) companheiro(a) com decisão da primeira
relação sexual (e das demais);
§ Reconhecer
as consequências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez não desejada e
do plano médico, psicológico, social e econômico;
§ Reconhecer
a eficácia da camisinha e a necessidade do sexo seguro;
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